O ESPÍRITO DA CRUZ .132 – FOGO ESTRANHO OU CHAMA DO ALTO?

Nadabe e Abiú, filhos de Arão, tomaram cada um o seu incensário, e puseram neles fogo, e sobre este, incenso, e trouxeram fogo estranho perante a face do SENHOR, o que lhes não ordenara. Levítico 10:1. E o que seria esse fogo estranho?

Nos capítulos 8 e 9 do livro de Levítico houve a consagração de Arão e seus filhos, e quando Arão fazia a cerimônia do holocausto, a oferta queimada, diz a Bíblia no capítulo 9:24: e eis que, saindo fogo de diante do SENHOR, consumiu o holocausto e a gordura sobre o altar; o que vendo o povo, jubilou e prostrou-se sobre o rosto.

O fogo que veio da parte do Senhor passou a ser conservado permanentemente nos dois altares, o de bronze e o de ouro, e no candeeiro de ouro. Este fogo veio do céu, da parte de Deus, possivelmente como um raio. Não foi um fogo que teve origem em alguma combustão na terra, mas veio de um fenômeno produzido do alto e deveria ser preservado e aceso continuamente, no tabernáculo. Essa Chama jamais deveria ser apagada.

Assim podemos perceber que o fogo estranho que os filhos de Arão colocaram nos seus incensários não tinha sua origem de cima, mas era fogo produzido na terra. Aqui está uma chave que pode nos ajudar a entender o que é o Evangelho de Deus e o que é a religião dos homens. Quando fazemos alguma coisa no poder do Alto, isto é o Evangelho, que vem de cima, mas se fizermos na força da carne é religião, portanto, fogo estranho.

Olhando o fogo queimar não vemos diferença entre o que veio do céu e o que foi produzido na terra. Fogo é sempre fogo. Entusiamo e animação parecem sinônimos, mas os vocábulos têm na sua origem profunda diferença. Entusiasmar é o ardor daquele que está em Deus, no grego, (in + theos), enquanto animar é o ânimo da alma. O primeiro tem em Deus a sua fonte, o segundo é produzido pela excitação de uma alma fogosa.

Avivamento é uma realidade do fogo que vem do céu; é Chama divina. Por outro lado a animação nas igrejas é apenas um agito que inflama as emoções, criando aparência de espiritualidade. Precisamos de pessoas pegando fogo, sim, mas o fogo do Alto e nunca esse fogaréu dos sentimentos agitados e das paixões abrasadas, abrasando gravetos.

A alma esquentada fumega o ambiente com o seu fascínio e encanta as pessoas emotivas promovendo espetáculos inflamados de emocionalidade, contudo sem nenhuma expressão de verdadeiro gozo espiritual. A coisa muda quando o Espírito incendeia o nosso espírito, e pelo calor de uma vida consagrada aquece o ambiente, como entendia o sábio John Wesley:

incendeie-se por Deus, e os homens virão ver você pegar fogo.”

Os filhos de Arão morreram tostados porque trouxeram fogo estranho para usar no santuário de Deus. A igreja atual cai no mesmo risco ao trazer o fogo das emoções em lugar da Chama viva do Espírito Santo. Cuidado! Deus nunca muda.

Do velho mendigo GP.

Um comentário sobre “O ESPÍRITO DA CRUZ .132 – FOGO ESTRANHO OU CHAMA DO ALTO?

  1. Pingback: O ESPÍRITO DA CRUZ .132 – FOGO ESTRANHO OU CHAMA DO ALTO? | Brasil Dados Soluções e Pesquisa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s