O ESPÍRITO DA CRUZ .124 – DO SUICÍDIO

Fui ao velório de um amigo que havia tirado sua vida. Logo que entrei no recinto uma pessoa me perguntou: – tem perdão? – O que? – O suicídio. Antes que esboçasse uma resposta, a filha deste amigo veio ao meu encontro indagando: – tio, e a alma do meu pai tem salvação? Em seguida uma amiga me cravou: – há saída pro suicida?

O tema é denso e as opiniões divergem. Mas, como a Bíblia responde todas estas perguntas? O único pecado que não tem perdão é a blasfêmia contra o Espírito Santo. E de que se trata? A meu ver este pecado foi caracterizado pela atitude dos fariseus ao dizerem que Jesus, agindo pelo poder do Espírito Santo, estava, sim, governado por Belzebu, o maioral dos demônios. É uma blasfêmia movida por incredulidade obstinado e reacionária.

Na verdade Jesus é o único que pode perdoar pecados. Foi Ele quem assumiu a nossa natureza pecadora e morreu a nossa morte para o pecado, mas se não cremos nEle, não há como perdoar os pecados. Todavia, crendo nEle não existe pecado que não perdoe.

O suicídio é pecado grave e celeuma na vida do cristão que lança dúvidas sobre a autenticidade da sua confissão de fé. Mas, não há razão para pensar que a natureza terrena caída do regenerado enfermo, não seja capaz de tal ato tresloucado. Sansão num momento vingativo grita: morra eu com os filisteus. Juízes 16:30. Que tipo de morte foi a sua?

Nós precisamos ver o mundo ser retirado de nós pela graça do Pai, mas nunca nos retirarmos deste mundo de modo violento agredindo a tantos. Alguém disse que nunca devemos tirar o inquilino da moradia, enquanto o proprietário Divino não exigir. Contudo, também não podemos dizer que a morte possa nos separar do amor de Deus.

O apóstolo Paulo, fazendo inventário da certeza daqueles que foram justificados graciosamente por Cristo, diz: estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o que existe hoje nem o que virá no futuro, nem poderes, nem altura nem profundidade, nada, em toda a criação, jamais poderá nos separar do amor de Deus revelado em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:38-39 (NVT). Nem a morte… diz ele.

Creio que Cristo Jesus morreu por todos os meus pecados, quer estes sejam conscientes ou inconscientes; quer passados, presentes ou futuros; quer confessos ou inconfessos. Assim, nem a morte nem a vida e nem coisa alguma poderá me separar da obra plena e suficiente de Cristo Jesus que foi feita em meu favor na cruz e na ressurreição.

Alguns acham que em face de não poder pedir perdão após o suicídio, que isso nos separa de Deus pra sempre. Mas há pecados que não teremos tempo de confessá-los, como no caso de um acidente que nos tira a chance de pedir perdão. A Bíblia diz que se estou em Cristo, nada me separará Dele, nem mesmo a morte. A questão é: estou nEle de fato? Sou uma nova criatura? Se estou em Cristo nem o suicídio me tira dEle.“Ninguém mais do que Deus é necessário para assegurar-nos o amor dEle, por nós”, diz Richard Sibbes. Mendigos, o mais que disserem é pura especulação.

Do velho mendigo, GP.

6 comentários sobre “O ESPÍRITO DA CRUZ .124 – DO SUICÍDIO

  1. Eu ja havia pensado nessa questão do suicídio. Será que um crente faria isso? Que explanação sa’bia!!!

  2. Que o Senhor Deus na sua infinita misericórdia e graça seja glorificado na obra de redenção, em Jesus Cristo, em nosso favor pleno, e nos enriqueça com o ensino dos seus próprios.

  3. Creio que se formos nova criatura não temos coragem de tirar nossa própria vida. Sim ja tive vontade, mas todas as x que fui levada a ter estes pensamentos, na hora de muita dor o espirito santo de Deus veio ate mim, e me colocava a certeza que dias melhores virão, que outras pessoas que me amam sentiriam minha falta e que aquela não era a solução, que Ele estava comigo me tirando aquela dor. Somente Deus pode perdoar. Não somos capazes de mensurar tamanho amor de Deus por nós.

  4. Eu acredito que Judas foi salvo, quando logo após o beijo da traição Jesus o chamou de “amigo”, e Jesus não era um home falso ou cínico, ele chamou de amigo apesar de tudo. Tenho certeza que se Judas chorasse amargamente como o Pedro falido fez, logo após a 1ª aparição ressurreto Jesus diria, vá dizer a meus irmãos Judas, Pedro, Tiago, João, Mateus, Tomé, Filipe, Bartolomeu, André, etc que subo adiante deles para Jerusalém.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s