espírito da cruz 54 – teste de caráter

tumblr_neyf51hSB11sfie3io1_1280.jpg

Alguém me disse: – ladrão não é apenas quem rouba o carro, mas quem furta o parafuso. Desonesto não é só o político que desvia as verbas públicas, mas ainda, aquele que pública, nos seus escritos, o pensamento alheio, como se fosse seu.

Ian Barclay disse sobre isso: – “Uma das características da rebelião espiritual é trilhar caminhos escusos.” O ser caído é um ser corrupto por natureza. Se não vemos sua real identidade, é porque esse ser caído vive como um ser caiado. A aparência fascina…

Tive um professor na universidade, que veio a ser ilustre membro da Academia Brasileira de Letras. Um dia encontrei uma colega, brilhante estudante, que havia feito um trabalho curricular extraordinário para a cadeira daquele professor, e ela me contou que o dito cujo havia colocado o seu trabalho em um dos seus livros como se fosse dele.

Para William S. Plumer – “Nenhuma iniquidade da terra é mais comum do que o engano em suas várias formas.” Nós somos uma fraude do pecado. O ser humano falseia nas mínimas coisas, por isso, a Bíblia é enfática:  maldito é o homem que confia em si.

A honestidade não está vinculada à quantidade, mas ao caráter.

Se eu apanho pouco ou muito, sem o consentimento do dono, eu sou desonesto. Quando deixo de dar o troco de dez centavos ou sonego o imposto de milhares, usando truque e trambique, com recibos mentirosos, sou tão corrupto como os quadrilheiros do petrolão ou mensalão.

Jesus disse: Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é injusto no pouco também é injusto no muito. Lucas 16:10. Um jovem estava sendo treinado para vir à presidência da empresa. Um dia, quando servia sua bandeja no refeitório da firma, teve a ideia de esconder um tablete de manteiga debaixo da folha de alface, de tal modo, que não fosse percebida pela pessoa do caixa. Aparentemente nada deu errado.

No outro dia ele foi chamado ao gabinete do presidente, que atenciosamente o comunicou da sua pretenção de torná-lo presidente da empresa. Os olhos daquele moço brilharam e ele ficou entusiamadíssimo com a possibilidade. Então, o presidente concluiu: infelizmente, ontem, quando você preparava a sua bandeja, no refeitório, você colocou o tablete de manteiga debaixo da folha de alface, mas eu estava logo atrás e vi tudo e vi o seu caráter, pois quem não é fiel no pouco, não é fiel no muito.

A história do jovem que escorregou no tablete de manteiga, não é tão incomum assim. A diferença é que, em muitos casos, não somos surpreendidos. A desonestidade é  adâmica e endêmica, mas, nem sempre é percebida.

Mendigos, o espírito da cruz tem a ver com a nossa verdadeira identidade. Não é o que pensam de mim e nem o que tento demonstrar, mas apenas o que sou mediante a obra de Cristo, isto é, não eu, mas Cristo.

Do velho mendigo do vale estreito,

Glenio.

3 comentários sobre “espírito da cruz 54 – teste de caráter

  1. Concordo em 99%,Velho Mendigo. Porém,no tocante a direitos autorais,considerando que TUDO é graça de Deus,e convenientemente colacionando Eclesiastes 1:9 “O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol”,concluo que tudo o que um homem escreve ou fala não é originário de sí mesmo,sua cognição foi construída por pensamentos de outros e este,por sua vez,desejando adoração,lucro e reconhecimento,toma posse daquilo que foi confiado a um simples mordomo.
    Posso compreender este comportamento sendo vivenciado naturalmente por ímpios que estão separados da graça de Deus,porque são ávaros e teomaníacos.
    Agora,um discípulo de Jesus,integrado ao corpo e peregrinando por muitos lugares,examinará tudo e reterá o bem,replicando pensamentos bons no “parassimpático” e edificando muitos outros irmãos com aquilo que recebeu gratuitamente através dos escritos,palestras e pregações de outros irmãos que partilham da mesma fé e gozam da mesma comunhão em Cristo,sem necessidade de citar nomes ou glorificar homens. Leia isto,o Espírito fala infinitamente melhor que todos nós:
    Portanto, ninguém ponha sua glória nos homens. Tudo é vosso:
    Paulo, Apolo, Cefas, o mundo, a vida, a morte, o presente e o futuro. Tudo é vosso!
    Mas vós sois de Cristo, e Cristo é de Deus.
    (1 Coríntios 3:21-23)
    Abraço com amor deste irmão mendigo que te ama,graça e paz!

  2. Verdadeiramente sou um mendigo pois nada tenho e a única coisa que tinha Jesus já levou e me perdoou e agradeço muito a Deus pois ele está me concedendo inteligência e sabedoria e discernimento para entender o que meus irmãos mendigos estão escrevendo pois é muito profundo.Estou aprendendo muito com todos principalmente, quem sou, um lixo, pó, uma ferida uma lepra que se achava, agora sei que estava perdido em mim mesmo na prepotência de minha soberba de me acha, que bom que me perdi pois Jesus me achou, me amou e me constrangi-o a me reconhecer como realmente sou o que não foi muito fácil o meu eu lírico estava escondido debaixo de n’s personagens cheios de bondade, de justiça própria, o supercrente!!aff Religioso era o que era e ainda tem muita casca de ferida pra ser retirada… um ósculo santo meus irmão mendigos quero fazer parte desta família.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s