espírito da cruz 26 – tentado a não ser tentado

SplitShire-3037

Sou tentado a viver sem tentações, mas, são as tentações que mostram quem sou de verdade. Sem as tentações eu nunca saberia quão perversa é a minha natureza e o quanto eu careço das misericórdias do Altíssimo, em cada dia.

Uma coisa é certa: a tentação jamais deve ser estimulada, porém, ela deve ser esperada. Ela é insidiosa e insistente. E enquanto vivermos nesse corpo carnal, todos nós seremos tentados diariamente, além do que, não há uma vacina anti-tentação.

Contudo, como disse Michael Greene, se for necessária a tentação e o pecado para que Deus seja revelado em suas verdadeiras cores, e Satanás nas dele, certamente alguma coisa foi salva do naufrágio. Há um bom adubo na podridão da compostagem.

Como é bom saber que toda tentação é uma oportunidade de nos achegarmos para Deus. Ninguém é forte o suficiente para resistir uma “boa” tentação, por isso, a única via de escape é o trono da graça. Agora mesmo, quando escrevo, estou sendo tentado, e não tenho alternativa, senão o colo do meu Abba. Eu sou fraco, muito fraco mesmo.

Sei, ainda, que não há nada que conduza tanto à verdadeira humildade como a tentação. Ela nos ensina como somos fracos. Apenas os fracos mendigos podem recorrer ao trono da graça em busca do suporte para as suas fraquezas.

O pecado tem o seus prazeres, e a tentação nos encaminha para goza-los. Só que o prazer do pecado é passageiro, mas a tentação não leva isso em conta. Ela sempre doura a pílula mais do que o veneno escondido na sua cápsula.

Doug Barnett pontuou: se você não quer que o diabo o tente com fruto proibido, é melhor sair do pomar dele. O problema é que a serpente tentou o casal lá no jardim de Deus. É isso que torna a tentação um horror: não existe ordem tão sagrada, nem lugar tão secreto nos quais não haja tentação. Sou tentado na oração, na pregação e meditação.

Jesus foi tentado, não porque fosse um pecador, mas porque era homem. Toda tentação é humana. Se somos seres humanos, seremos tentados. Entretanto…

Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, junto com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. 1 Cor 10:13.

Minha esperança está no Altíssimo, pois, se as tentações estão por toda parte, assim também a graça de Deus. Sendo onipresente, sua graça também é ubíqua.

Mendigos, ninguém é mais habilitado a ter vitórias nas tentações do que aquele que expõe as suas fraquezas diante do trono da graça. Abraham Wright escreveu: Eu sou curado pela enfermidade, enriquecido pela pobreza e fortalecido pela fraqueza. É assim que o Espírito da cruz nos dirige.

Do velho mendigo do vale estreito,

Glenio.

Um comentário sobre “espírito da cruz 26 – tentado a não ser tentado

  1. Uma palavra que a minha carne e o meu ego tendem a rejeitar e relutam veementemente para que ela não penetre em meu coração,logo entendo,pelo espírito da cruz que procede da direção dada pelo Senhor,porque soa como loucura,e a cruz é loucura.Mas apenas para os que se perdem,para os salvos,é o poder de Deus.Ser poupado é sugestão maligna pró-homem,mas totalmente anticristo.Graças a Deus,pela revelação de Jesus Cristo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s