espírito da cruz 4 – palco ou porão?

É importante a ortodoxia. A teologia torta é responsável pela deformação de um bando de gente que se diz cristã, mas é uma turma falsificada. Sem a boa forja teológica não se forma um caráter cristão autêntico. A doutrina correta é fundamental para a fé.

Todavia, não basta alguém ser ortodoxo, é preciso ser crucificado. Ter uma boa mensagem na ponta da língua é maravilhoso, embora muitos preguem em cima da risca da verdade, todavia, ainda podem se perder eternamente. Jesus disse que há muita gente pregando certo e fazendo muitas coisas em Seu nome, mas Ele não conhece esse povo.

Imprescindível é a mensagem ortodoxa, mas precisamos mais ainda do espírito da cruz, isto é, de alguém que morreu com Cristo e vive apenas pela vida de Cristo.

Volto a chover no molhado: é preciso ter uma mensagem certa, sim; mas, ainda assim, nunca reivindicar os direitos humanos pra si mesmo. O espírito da cruz jamais virá em busca dos holofotes, mas da iluminação do Altíssimo. Não procurará um palco para se exibir, mas um porão para se ocultar das massas, enquanto se prostra diante da Trindade.

ouou

O crucificado pode ser usado pelo Soberano, todavia nunca usará a soberania do Senhor para levar vantagens pessoais. Aquele que carrega em si os sinais dos cravos não vai se postar como um usurpador da glória que pertence apenas ao Cordeiro.

O espírito da cruz destrona o ego da alma que pretende se valorizar e, valoriza a adoração ao Cordeiro que se humilhou para nos alcançar. Não há lugar para uma alma gorda na sala do banquete. Ninguém que se valoriza pode adorar. Austin Phelps dizia em sua meditação: “na mais elevada devoção, perdemos a consciência de nós mesmos.”

O mundo vive de exibição, o cristão do esvaziamento de si mesmo. No mundo adora-se em altar e pódio e pode-se exaltar os ídolos. No cristianismo, o espírito da cruz rechaça qualquer idolatria, fazendo morrer o ego e os seus divertimentos. Nós até temos a possibilidade, por exemplo, de apreciar o futebol, desde que fora de nossos corações.

Todo ser que respira louva ao Senhor, mas só os filho de Deus podem adorar o Redentor. O louvor é o reconhecimento da criatura diante da grandeza do Criador, porém, a adoração é o reconhecimento dos filhos do Altíssimo acerca da maravilha do Seu amor. E, neste caso, não há adoração misturada com a idolatria. Deus e ídolos se repelem.

Como esportista, foi triste ver a Alemanha dá aquele chocolate no Brasil. Mas, como brasileiro e cristão, tive que reconhecer a importância dessa surra. O futebol é um ídolo que precisa ser destronado, especialmente daqueles que se declaram filhos de Aba.

Meus caros mendigos, o espírito da cruz exclui de sua agenda qualquer tipo de idolatria que lhe toma o tempo e as afeições. Como diz o apóstolo: Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. 1 João 5:21.

No amor do Amado,
do velho mendigo do vale estreito, Glenio.

3 comentários sobre “espírito da cruz 4 – palco ou porão?

  1. Graças a Deus que tem levantado Homens, e este Ministério comprometido com A Palavra, da CRUZ, Novo Nascimento, sem o qual não veremos o Senhor. Infelizmente hoje diluiram o Evangelho da Cruz, não pregam nossa Crucificação com Cristo. Revelação de nossa inclusão na morte de Cristo, que foi minha morte..
    .

  2. Uma bela reflexão de nosso tempo, em que o mundo nos impõe seus ídolos com uma força esmagadora para nos distrair da verdade e muitos desses ídolos está dentro da igreja professa, mas gracas a fidelidade de nosso Deus que nos sustenta apesar de nós.

  3. Aprecio a fala do Pastor Glênio. Gostei muito deste texto, que acabo de ler. Gostaria de receber outros textos no meu endereço de e-mail. Tenho lido alguns, graças a Rosa Maria mello Bomfim.
    Obrigada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s